Retomando as postagens no Eupalinos, gostaria de arrematar o post abaixo sobre a tecnologia dos "engines" de vídeogames utilizados como softwares de modelagem e visualização de projetos e obras de arquitetura.
Curta o vídeo de FALLINGWATER [1], usando o engine do game HALF LIFE [2], e imagine-se demonstrando este projeto com todos os percursos de câmeras em TEMPO REAL. Nunca "at play" fora um ato tão útil a arquitetura.
E ainda tem gente que acha que jogos eletrônicos são coisas de jovens e adolescentes com sardas no rosto.
Créditos: digitalurban.com
----
Você também pode comparar o modelo virtual no game Half Life com a obra real no vídeo abaixo:
----
Créditos: microcinema.com
----
Notas:
1 - Fallingwater é o titulo de uma das obras mais importantes da arquitetura moderna e do seu autor, o arquiteto americano Frank Lloyd Wright. Situada na zora rural do estado da Pennsilvanya, foi projetada em construída em 1935. Há um mito de que o cliente, Edgar Kaufmann, teria encomendado este projeto a Wright e este o deixou de lado por muito tempo. Quando Kaufmann ligou dizendo que estaria passando para ver o anteprojeto da sua casa, Wright lhe pediu para que estivesse no seu estúdio em mais ou menos três horas. Este foi o tempo que Frank teria elaborado o partido geral de Fallingwater. Mito ou não, Frank foi certamente um dos maiores gênios da história da arquitetura.
2 - Half Life é o título da franquia da Valve/Source que se tornou um sucesso mundial. O game é um "shooter" (tiro em primeira pessoa) e se caracteriza por um enredo apocalíptico repleto de ação e suspense. O engine utilizado, o Source Engine, de propriedade comercial da Valve, foi utilizado em muitos outros títulos de sucesso, como o Counter Strike e o Left 4 Dead.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro colega, seu comentário é importantissimo. Porém não esqueça de ser objetivo e ético nas suas palavras. Obrigado.